terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

(...) Choque Cultural parte 2!




CULTURA/HISTÓRIA

-Aqui no Camboja, está o maior complexo de templos do mundo, na provícia de Siem Reap. Angkor Wat e Angkor Thom são os mais famosos e grandiosos, mas há quilômetros e quilômetros de outros grandes templos. Leva-se cerca de 10 mins de moto de translado entre um e outro. São centenas deles. Estimo ser necessário 3 dias período manhã e tarde para ver todos.

- Todos construídos no Período Angkoriano. A religião até então era hindu, sendo que se vê frequentemente estátuas de Brahma, Khrishna e Shiva. Os 3 principais deuses hindus. O budismo apareceu e tomou forma no Camboja apenas em meados de 1500.

-Algumas estátuas tiveram que ser reconstituídas pois sofreram sérios danos no período ativo do exército do Khmer Vermelho, que tentou apagar o passado e a identidade do povo para formular outra para a revolução.

-Em Angkot Wat há 3 andares. O mais baixo representa o inferno, o segundo a Terra, e o terceiro, o topo, representa o Paraíso. Diferentemente da concepção ocidental, o ser humano pode transladar entre os mundos (sem escolha, espertinho!) de acordo com seus atos. Estar no inferno não é definitivo e não é uma condenação, é uma punição. Parecido, no máximo, com a idéia de purgatório, mas as semelhanças param por aí.

-Floating Village! Absolutamente fantástico, passei uma manhã lá mas gostaria de ter ficado uma semana. Uma aldeia toda acima das aguas de um rio. Mas não é como veneza, as casas são de madeira, e as sacadas e os interiores das casas mais parecidas com choupanas são visíveis do lado de fora. Se parares na frente de uma, consegues assisitir à televisão do sujeito! Visitei orfanatos e uma incrível quadra poliesportiva lá. Opaa! ia esquecendo do mais incrível! Um centro de comércio com crianças manipulando bichos estranhos como uma cobra enorme! De um lado do varejo você encontra souvenirs tradicionais de todos os tipos (gastei uma grana aqui...) e lá perto do cais... olha láa! Deixa ver o que tem naquela gradezinha de apenas um metro de altura e que dá visão para debaixo dos meus pés... WTF?!!!?!..."fucking god! This can´t be...". "Guiive-me one Dollár! Guiive-me one Dollár!" dizia o pequeno com uma cobra enrolada no pescoço, interrompendo meu espanto. 

Uma cobra enrolada no pescoço e o dedo do garoto na boca da cobra? ahh ta, nem é mais tão impressionante quanto...
"Crocodiles, sir" responde o guia do barco que me trouxe... veja o vídeo dessa cena. \o/
                  



           Veja a visão panorâmica do local:
                 



SOCIEDADE

- Os esportes são vistos sob um ângulo mais pacífico, não tem toda aquela gana de ganhar a todo custo. Essa competitividade que temos pelo Brasil eu não vi por aqui. É praticado com uma certa... delicadeza até. Não há anti-jogo, faltas (!!!) reclamações com o árbitro, com os companheiros fominhas... nada. Catimba nem pensar, nem se tentasse ensinar creio que conseguiriam fazê-lo. Fair play mais do que exacerbado. O foco parece ser completamente outro, que não sei definir até agora qual é. A idéia de jogar só brincando não me encaixa bem, brincar pra mim é dar o melhor de si e se surpreender com o resultado, nisso acho que nunca mudarei.

- Acho incrível pensar que, em um país em que as 8 da manhã de uma terça-feira de inverno que SEMPRE faz 31°C, haja tantos homens usando calça e camisa social de MANGA COMPRIDA, o tempo todo, durante tooodo o dia. Creio que 95% da população se veste assim, TODO dia. Não importa se você é frentista, garçom, ou PEDREIRO! Eles estão nas vestes descritas. Os outros 5%? Meus amigos, estes são os estrangeiros e turistas como eu. Por aí se tem uma idéia de quão formal é a população masculina neste país.

- Acredito que há uma exigência por essa formalidade. As próprias mulheres respeitam e olham com outros olhos para quão mais formal você é. (me fodi pouco ou não?! o que acham? haha...) O que as mulheres admiram e dão atenção será sempre o que você verá como prática habitual. Os homens respeitam, as mulheres admiram. Ciclo natural. Algo outro que anda de mãos dadas com os citados na admiração da mulherada por aqui é o status. Mais é mais. Mais poderoso afrodisíaco não há. Estar em um Tuk Tuk sozinho, é melhor do que na garupa de uma moto, ser estrangeiro ou ter autoridade em algum cargo são só alguns exemplos. Não que aqui no Brasil seja completamente diferente, mas a diferença aqui é de grau.

- Que tipo de qualificação você exigiria para um motoboy? Que a vida não está fácil pra ninguém todos sabemos. Mas em um desses dias chamei um motoboy passando na rua imaginando que ele saberia algo de inglês. (afinal, como ja disse antes, há uma grande parcela da população que fala, os do setor de transporte mais ainda, pelo que observei. Mais tarde descobri que os motoristas de tuk tuk, proporcionalmente falam mais inglês do que os simples motoboys, não projetei essa teoria antes por não ver tanta diferença social entre essas classes anteriormente. Doce engano. Temos mais um exemplo de status e suas correlações aqui, já que os turistas estrangeiros preferem mesmo as carruagens tuk tuk do que uma garupa de moto) Bem, este não sabia. Nada mesmo, só reconheceu a ultima palavra do "Do you speak english?" que respondeu mentirosamente com aceno de cabeça positivo. Tomei por suficiente, até agora todos puderam se comunicar, ou ao menos pude explicar em inglês onde queria ir. E eu tinha um cartão do estabelecimento o qual mostrei a ele. Número da rua (nem todas ruas tem nome, algumas são números) e número do restaurante de amigos nigerianos que conheci (em breve, post só desse incrível encontro!!!). Ele acenou novamente e no dinamismo da ação subi na garupa assim que lhe prometi 2 dólares pela ida. Estava pagando bem por aquela distância. Pois ele me levou a todos os pontos turísticos da cidade até que percebi que ele simplesmente estava chutando que lugar eu queria ir. Pedi que parasse e chamei um dos trocentos tuk tuk da calçada para que o explicasse Depois de conversar, o Tuk Tuk driver me disse que o próximo lugar que o motoboy tentaria me levar seria à 25 quilômetros dali. Resolvi dispensá-lo pagando apenas os 2 dólares mesmo que o erro não fosse meu. (ele ja esperava mais, porque rodou a cidade inteira praticamente) Eu saberia explicar o caminho, mas ele não podia entender... Paguei-o e dispensei-o. Todo mundo saiu prejudicado, exceto o Tuk Tuk driver que sabia falar inglês... E então meus amigos, Inglês em uma capital do Camboja agora é requisito para se trabalhar como motoboy. Principalmente porque pego de 2 a 4 transportes por dia e todos eram comunicáveis em ingles, exceto este ultimo. Alguém que por algum motivo não conseguiu aprender como os outros. Brasileiros?! Gostaria de ouví-los sobre. Nossa sociedade não é tão exigente quanto pensamos, não acham?!

- Um desses dias morreu um vizinho. Montaram 3 tendas de 10x10 metros com dezenas de mesas e cadeiras em baixo, bloqueando toda a rua. Interditada. Por uma semana. Vizinhos, familiares e amigos vestidos em belos trajes formais e sentados nas cadeiras em cima da rua cheia de poças de lama e pedregulhos. Música tradicional tocando das 6 da manhã as 10 da noite e todos conversando intensamente. Um ritual realmente diferenciado. Entretanto,  ninguem chorando ou muito deprimido, apenas serenos, apenas respeitosos. Outro tipo de processo de luto, para outra concepção de morte. Nunca é demais lembrar da religiosidade budista, que é presente e simbolo na própria bandeira nacional.



 ______________________________________________
Culture Shock Part 2!


CULTURE / HISTORY


-Here in Cambodia, is the largest temple complex in the world, in the Province of Siem Reap. Angkor Wat and Angkor Thom are the most famous and grandiose, but there are miles and miles of other major temples. It takes about 10 mins of bike transfer between them. There are hundreds of them. Be necessary to estimate three days period morning and afternoon to see everyone.

- All built in the Angkor period. The Hindu religion was until then, and it is often seen statues Brahma, Shiva and Khrishna. The three main Hindu gods. Buddhism appeared and took shape only in Cambodia in mid-1500.

-Some statues had to be reconstructed because it suffered serious damage in the active period of the Khmer Rouge army, who tried to erase the past and the identity of the people to formulate one for the revolution.
In-Angkot Wat There are 3 floors. The lowest is hell, the second Earth, and the third, the top represents the Paradise. Unlike the Western conception, the human being can translate between the worlds (no choice, smart guy!) according to their deeds. Being in hell is not final and is not a condemnation, is a punishment. Like, at most, with the idea of ​​purgatory, but the similarities stop there.

-Floating-Village! Absolutely fantastic, I spent a morning there but I would have stayed a week. A whole village above the waters of a river. But it's not like Venice, the houses are wooden, and the balconies and interiors of the houses look more like with cabins are visible from outside. If you stop in front of one, can you assisitir television the subject! I visited orphanages and an incredible sports field there. Heey! I forgot the most incredible! A trade center with children handling animals strangers like a huge snake! On one side you can find souvenirs traditional retail of all kinds (I spent some money here ...) and it near the pier ... looks laa! Lets see what that little fence only one meter in height and gives insight to under my feet ... WTF?!?! ... "Fucking god! This can not be ..." "Guiive me one dollar! Guiive me one dollar!" said the little with a snake around his neck, interrupting my astonishment. A snake coiled around his neck and the boy's finger in the mouth of the snake? all right, not quite as impressive as ...
"Crocodiles, sir," replied the guide boat that brought me ... watch the video of this scene between the portuguese text, above this english. \o/


SOCIETY

- Sports are viewed from an angle more peaceful, all that Ghana has to win at all costs. This competitiveness we have in Brazil I have not seen here. It is practiced with a certain ... gently up. There are anti-game absence (!) complaints with the referee, with fellow individualistic players ... nothing. "How-to-cheat" nor think, nor believe that if he tried to teach not do it. Fair play more than exacerbated. The focus seems to be quite another, which can not define so far it is. The idea of ​​playing just kidding I do not quite fit, play for me is to give your best and be amazed with the result, I think it'll never change.

- I find it incredible to think that in a country where the 8 am on a Tuesday that ALWAYS makes 31 ° C, there are so many men wearing pants and long sleeve dress shirt, all the time during the all day. I believe that 95% of he dresses well, EVERY day. Whether you are attendant, waiter, or MASON! They are described in robes. The other 5%? My friends, these are the tourists like me. So if you have an idea of ​​how formal is the population male in this country.

- I think there is a need for this formality. Women themselves respect and look with fresh eyes to how  you are more formal. (I just fucked or not? What they think? ... Haha) What women admire and pay attention will always be you'll see how practice. The men respect, admire women. Natural cycle. Something else that goes Hand in hand with those cited in the admiration of the ladies here is the status. More is more. More powerful aphrodisiac there is. Being in a Tuk Tuk alone is better than on the back of a motorcycle, being a foreigner or have authority in some capacity are only a few examples. Not that here in Brazil is completely different, but the difference here is one of degree.

- What kind of qualifications you would require for a motorcycle courier? That life is not easy for anyone we know. But in one of these I called one day motoboy passing on the street thinking he would know something of English. (After all, as we said before, there is great population that speaks the transport sector even more, so I watched. Later I discovered that drivers tuk tuk, proportionally speaking more English than the simple motoboys not designed for this theory before so did not see difference between these social classes previously. Sweet deception. We have another example of status and their correlation here, as that foreign tourists even prefer the carriages tuk tuk back of a motorcycle) Well, he knew not. Not even only recognized the last word of "Do you speak english?" who responded with falsely positive nod. Thougth  sufficient to now everyone could communicate, or at least explain in English where I wanted to go. And I had a card of the establishment which showed him. Street number (not all streets have names, some are numbers) and number of the restaurant Nigerian friends that I met (soon only post this incredible meeting!). He nodded again and went up on the dynamism of the action on the back so I promised him $ 2 for the trip.
I was paying for that right away. Well it took me to all the sights of the city until he realized he was just kicking it off I wanted to go. I asked him to stop and called a tuk tuk trocentos of the sidewalk to explain that the After talking, the Tuk Tuk driver told me that the next place that the motorcycle courier would try to take me to 25 kmthere. I decided to dismiss him paying only $ 2 even if the error was not . (He already expected more because the city ran almost entire) I could explain the way, but he could not understand ... I paid him and dismissed him. Everyone left harmed except the Tuk Tuk driver who could speak English ... And then my friends, one in English is now the capital of Cambodia requirement to work as a motorcycle courier. Mainly because caught 2-4 per day and transport were all communicated in English, except the latter. Someone who for some reason could not learn like the others. Brazilians?! I would like to hear about them. Our society is not as demanding as we think, is not it?!

- One of these days he died a neighbor. They set up three tents 10x10 meters with dozens of tables and chairs down, blocking across the street. Banned. For a week. Neighbors, relatives and friends dressed in beautiful formal attire and sitting in the chairs on top of the street filled with puddles of mud and boulders. Traditional music playing 6 am to 10 pm and all talking intensely. A ritual really differentiated. However, nobody crying and very depressed, just quiet, just respectful. Another type of grieving process, to another conception of death. It is worth remembering the Buddhist religion, and it is this symbol
in their own national flag.

Nenhum comentário:

Postar um comentário